A Nossa História

Clique em cada data para ver a sua descrição.

16 de Março de 2020 - o início

Nasce o Virar a Página (VaP) no Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB), com o fecho de outras respostas sociais por causa do primeiro confinamento devido à pandemia da Covid-19. De início, iria durar apenas até ao regresso à normalidade, mas rapidamente se percebeu a necessidade de esta resposta de emergência alimentar se tornar permanente.

No primeiro dia foram servidas 58 refeições, mas ao longo dos dois meses que funcionou no CLIB, o projecto serviu mais de 15 000 refeições, ultrapassando as 400 por dia, por várias vezes.

15 de Maio de 2020 - primeira mudança de instalações

O projecto passa a funcionar no Centro Paroquial de Gualtar, que gentilmente cede as suas instalações. Ficaria a funcionar neste espaço por 16 meses, servindo, a partir desta cozinha, mais de 200 000 refeições.

10 de Junho de 2020 - o nome Virar a Página (VaP)

Depois de tomada a decisão de que o projecto tinha vindo para ficar, é lançado nas redes sociais com o nome Virar a Página. À data, em vez de criar uma nova associação, optou-se por manter como um projecto da Associação YAY - Educação em Inclusão, que dava guarida institucional ao projecto.

Em baixo, o vídeo de lançamento.

24 de Dezembro de 2020 - primeiro Natal Virar a Página

Neste dia, começa uma nova tradição de Natal: uma véspera de Natal passada com muitos voluntários a entregar refeições e presentes de Natal a todas as famílias beneficiárias do VaP, tentando satisfazer todos os desejos das famílias e colorir um pouco o dia de cada um. Por se fazer uma entrega única para 24 e 25 de Dezembro, neste dia são entregues mais de 1000 refeições.

Em baixo, o vídeo de Natal do VaP em 2020.

16 de Março de 2021 - primeiro aniversário Virar a Página

Marca-se o primeiro aniversário deste projecto que mudou o cenário da acção social na cidade de Braga. Ainda em plena pandemia da Covid-19, os voluntários vêem-se diariamente com máscara, muitas vezes desconhecendo metade do rosto uns dos outros. Mas as máscaras não escondem os sorrisos de todos os voluntários. Neste primeiro ano, foram servidas 142 015 refeições.

Em baixo, o vídeo que assinala o primeiro aniversário do Virar a Página.

26 de Setembro de 2021 - novas mudanças de instalações

O projecto passa a funcionar nas instalações do antigo restaurante Luz Natural, em Santa Tecla, por empréstimo dos proprietários. Estas são as instalações em que o projecto ainda funciona.

24 de Dezembro de 2021 - Natal do Virar a Página

Neste Natal, retoma-se a tradição de entregar refeições e presentes a todos os beneficiários, colorindo o Natal de muitas famílias. A mega operação de Natal ainda contempla a tradição bracarense do bananeiro, com bananas e vinho moscatel, entre os voluntários da cozinha, sala e distribuição.

Em baixo, o vídeo de Natal do VaP de 2021.

3 de Março de 2022 - saída do primeiro autocarro para a Ucrânia

Com o início da invasão russa da Ucrânia, sai o primeiro de vários autocarros enviados pelo Virar a Página, em conjunto com outras organizações parceiras, entre as quais a Câmara Municipal de Braga, o Rotary Clube Braga Norte e a Arquidiocese de Braga, para as fronteiras na Polónia e Hungria, que trouxeram para Braga mais de 100 refugiados. O VaP trabalhou com vários parceiros para a recepção e integração inicial destes refugiados, até ao seu acolhimento em famílias ou casas próprias.

16 de Março de 2022 - segundo aniversário Virar a Página

Celebra-se o segundo aniversário do VaP, um projecto que veio definitivamente para ficar. Os voluntários estão a trabalhar no sentido de criar uma associação independente e de comprar o espaço que têm estado a utilizar, pelo que está a decorrer uma longa e necessária angariação de fundos. Este ano, foram servidas 117 500 refeições.

Em baixo, o vídeo que assinala o segundo aniversário do Virar a Página.

14 de Julho de 2022 - registo da Associação

Dadas as proporções que o projecto havia tomado, é criada a Associação Virar a Página - cozinha solidária, passando a ser um projecto totalmente independente.


23 de Novembro de 2022 - compra do espaço

É feita a escritura do espaço que o VaP ocupa, tornando-se a Associação oficialmente proprietária do mesmo e ficando o projecto, finalmente, com uma casa definitiva.

24 de Dezembro de 2022 - Natal do Virar a Página

Mais um ano com a tradição de Natal cumprida: levar as refeições e prendas de Natal a todos os beneficiários.

Aqui, o vídeo de Natal do Virar a Página para 2022.

16 de Março de 2023 - terceiro aniversário do Virar a Página

Neste dia celebra-se o terceiro aniversário do projecto, talvez o ano mais atribulado, em que não só se fundou a associação formalmente, como se conseguiu garantir a aquisição de uma nova casa.

Neste ano, foram distribuídas 112 255 refeições pelo projecto. O vídeo e música ao lado foi criado para celebrar este marco.

18 de Março de 2023 - 1ª Caminhada Virar a Página

Ainda nas celebrações do terceiro aniversário do projecto, foi organizada uma caminhada solidária e pintado um mural na cidade de Braga, na imagem ao lado, autoria de Catarina Soares Barbosa.