Quem Somos



O Virar a Página é uma resposta alimentar de emergência feita exclusivamente por voluntários, apenas com financiamento privado. 

Nasceu a 16 de Março de 2020, com a declaração de estado de emergência por causa da pandemia da CoVid-19, que levou várias respostas sociais a encerrar.

Se, no primeiro dia, entregámos 58 refeições, esse número mais do que duplicou em apenas uma semana. Num projecto que fora pensado para as duas semanas e que se esperava que se prolongasse apenas durante o tempo de confinamento, estamos, ao fim de mais de quatro meses, a entregar mais de 350 refeições por dia, mais de 400 aos fins-de-semana e feriados.



Mas, se o confinamento já acabou, porque não parámos?

Ao longo dos meses de confinamento, percebemos que eram muitos os casos de emergência alimentar que não derivavam directamente do efeito da pandemia. A muitas pessoas faltava ou tardava uma resposta dos serviços existentes. Propusemo-nos então criar uma resposta de emergência alimentar que entrega refeições a quem mais precisa, sempre a título temporário, até que a pessoa consiga Virar a Página, voltando a trabalhar, sendo encaminhada para outras respostas sociais existentes ou deixando, de outra forma, de precisar do nosso apoio alimentar.

Assim, o Virar a Página nunca substitui, mas complementa as restantes respostas sociais na cidade de Braga, conseguindo uma resposta em menos de 24 horas a todos os casos de necessidade, sendo a triagem e encaminhamento feitos nos dias seguintes.



vamos@virarapagina.org