Orçamento Participativo

Aqui pode ler mais sobre a proposta criada por um grupo informal de cidadãos, que são voluntários do Virar a Página (VaP), para o Orçamento Participativo da Cidade de Braga.


Para fazer a inscrição no Orçamento Participativo, siga esta ligação: https://participe.cm-braga.pt/opg/como-participar/5/inscricoes-no-op/form

Pode ver o projecto completo no site do Orçamento Participativo: https://participe.cm-braga.pt/opg/7/projetos-em-votacao-fase1/item/item-1-1231


Se tiver alguma dificuldade na votação, pode contactar-nos ou ligar para o número de atendimento da Câmara Municipal de Braga, 253 616 060, de onde prontamente o/a ajudarão a terminar o processo.

1. Abra a página do Orçamento Participativo.
2. Clique em "Faça a sua inscrição no Orçamento Participativo 2022/23" e preencha os dados pedidos.
3. Espere 1 a 3 dias até receber a validação do seu registo.
Escolha a opção para votar e, na área "Ação Social, Coesão e Solidariedade", escolha o projecto "OP23/PROJ0038 Acessibilidades e Sustentabilidade para se Continuar a Virar a Página".

Perguntas Frequentes

Qual é o objectivo desta proposta no Orçamento Participativo? 

O objectivo é tornar o Virar a Página um projecto mais sustentável, tanto do ponto de vista financeiro como ambiental, bem como melhorar as condições de trabalho dos voluntários que diariamente contribuem civicamente para este projecto. É também objectivo da proposta melhorar os acessos para que pessoas com diversidade funcional possam ter mais facilidade em aceder ao espaço do VaP para contribuirem também.

O que é o Virar a Página?

O Virar a Página (VaP) é uma resposta alimentar temporária e de emergência na cidade de Braga, que nasceu com o fecho de outras respostas sociais durante a pandemia da Covid-19.

Faz a distribuição diária de refeições preparadas a todos aqueles que necessitam de ajuda alimentar e até que virem a página, seja porque reverteram a sua situação ou por ser já possível encaminhar para outros apoios sociais estabelecidos.

O VaP é uma associação sem fins lucrativos financiada por donativos privados e assegurada pelo trabalho de voluntários. Já recebeu também apoios ao funcionamento da parte da Câmara Municipal de Braga.

Mas qual é a dimensão do Virar a Página?

Até agora, em 3 anos de funcionamento, o Virar a Página já serviu mais de 375 mil refeições a mais de 1200 pessoas. Actualmente, são mais de 150 beneficiários que recebem mais de 300 refeições por dia (almoço e jantar) do Virar a Página. Mas os números diários variam muito com as necessidades em cada momento - já houve dias em que foram servidas mais de 1000 refeições.

O apoio que o Virar a Página dá é mesmo temporário? Como conseguem isso?

Normalmente, sim. A maior parte das famílias que recebe o apoio do VaP, recebe-o por apenas alguns meses. Há apoios financiados e estabelecidos que o Virar a Página não veio substituir. Em vez disso, dá uma resposta mais imediata às famílias cuja situação ainda não foi resolvida.

Hoje, o VaP apoia mais de 150 pessoas, mas ao todo, já passaram por este projecto mais de 1200. Isto significa que mais de mil pessoas já viraram a página, isto é, receberam e deixaram de precisar do apoio do VaP, seja porque a situação das famílias se resolve ou porque se consegue encaminhar para os apoios estabelecidos.

Porque é que faz sentido este projecto receber dinheiro público, da Câmara Municipal de Braga?

A alimentação é um direito de todas as pessoas, seja qual for a sua situação. Há vários apoios públicos que já dão esta resposta, mas são, muitas vezes, insuficientes. O Virar a Página não substitui nenhum deles - pelo contrário, complementa-os dando resposta em situações de emergência em que estes não conseguem chegar, assegurando que é sempre cumprido o direito à alimentação.

No seu trabalho, o Virar a Página coopera muito proximamente com estas entidades: tanto juntas de freguesia, como a Câmara Municipal, como várias outras organizações de apoio social para garantir que não há duplicação de apoios e que não restam pratos vazios em Braga.

Como se trata de um complemento ao sistema público de garante do direito à alimentação, faz todo o sentido o uso de dinheiro público para garantir a sua sustentabilidade.

O que já faz o VaP para evitar desperdiçar o dinheiro que lhe é confiado?

Ao longo destes três anos, o VaP teve sempre que fazer esticar tudo até ao limite para conseguir assegurar o funcionamento do projecto, ao mesmo tempo que poupava para comprar uma cozinha, que conseguiu.

Por isto, tenta cortar os gastos em tudo o que pode:

No entanto, a compra do espaço que agora ocupa deixou o VaP sem margem nenhuma, enquanto há contas regulares para pagar: por exemplo, a luz, o gás, o combustível, alguns produtos essenciais e o salário da pessoa que garante a higienização diária do espaço e a gestão racional dos stocks.

Eu posso votar nesta proposta?

Segundo o artigo 8º das Normas do Orçamento Participativo, "Podem participar no Orçamento Participativo Braga, do Município de Braga, todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, que estejam recenseados no concelho de Braga, ou que comprovadamente residam, estudem ou trabalhem em Braga, e que se inscrevam no Portal do Orçamento Participativo, disponível em https://participe.cm-braga.pt/."

Como faço para votar nesta proposta?

Se se enquadra nas pessoas com direito a votar nesta proposta, deve aceder e inscrever-se no Portal do Orçamento Participativo de Braga: https://participe.cm-braga.pt/opg.

As inscrições só podem ser efectuadas até ao dia 25 de Abril de 2023, e as votações decorrem entre 24 de Março e 28 de Abril.

O projecto a votar está sob a área de intervenção "Ação Social, Coesão e Solidariedade", com o número OP23/PROJ0038 e o nome "Acessibilidades e Sustentabilidade para se Continuar a Virar a Página"

Se estiver a ter dificuldades técnicas contacte o Virar a Página, que ajudará a resolver, dentro das suas possibilidades.

De que outras formas posso ajudar o projecto?

Se quiser ajudar o projecto de outras formas, pode:

A intervenção proposta

Melhorar as acessibilidades

Fazer rampas de acesso para cadeiras de rodas

Desde o primeiro dia que o Virar a Página é um projecto inclusivo, que conta com pessoas com diversidade funcional e é parceiro da Associação YAY - Educação em Inclusão, que se dedica à integração de jovens com deficiência no mercado de trabalho. Muitos dos jovens da YAY fazem regularmente voluntariado no Virar a Página.

As rampas facilitarão ainda o transporte de sacos preparados para entregar às famílias para os carros dos voluntários.

São necessárias duas rampas - acesso da rua ao pátio e do pátio ao espaço do Virar a Página.

Corrigir o pavimento

Para que as rampas sejam utilizáveis de forma plena, é muito importante que algumas lajes do pavimento sejam recuperadas, algo que se poderá fazer sem muita dificuldade.

Colocar sistema de acessos individuais

No dia-a-dia, há muitos voluntários a precisar de aceder ao espaço do Virar a Página. Muitas vezes, o sistema que há de passagem de chaves não é suficiente para um funcionamento tranquilo do projecto.

Um sistema de acessos individuais, de preferência activado com impressão digital, facilitaria muito o controlo de entradas e saídas do espaço. Associado a isso, seria importante calibrar a mola que garante que a porta permanece fechada.

Arranjar a porta de entrada da garagem

O espaço que o VaP adquiriu tem uma garagem com acesso directo à cozinha. No entanto, o portão dessa garagem não está funcional, o que impede que entrem por aí os bens recolhidos em parceiros como mercados abastecedor e municipal, cantinas e restaurantes.

Este arranjo diminuiria significativamente o esforço requerido aos voluntários que fazem estas tarefas, muitas vezes sozinhos, tornando também mais raras as vezes em que as recolhas ficam por fazer por falta de voluntários disponíveis.

Melhorar a eficiência energética e combater o calor excessivo

Instalar painéis solares

A instalação de painéis solares em cima do espaço VaP seria fundamental para reduzir os custos fixos actualmente tidos com a energia eléctrica.

Arranjar o exaustor

A cozinha do Virar a Página tem um exaustor industrial muito usado e em mau estado de funcionamento, o que faz com que muitas vezes esteja um calor e odor excessivos na cozinha, sendo o odor sentido nos prédios à volta. A substituição do motor e filtros desse exaustor seria fundamental para melhorar esta situação.

Instalar uma câmara congeladora

Actualmente, o VaP utiliza um conjunto grande de arcas domésticas para manter os alimentos congelados e facilitar a gestão de stock. Este processo é pouco prático e ineficiente do ponto de vista energético. A instalação de uma câmara congeladora, no espaço que actualmente é usado como despensa, permitiria uma melhor organização dos produtos e mais eficiência energética.

Se esta câmara permitisse a divisão em duas ou três sub-câmaras que pudessem ser desligadas, poupando energia quando o stock fosse menor, seria a solução ideal.

Colocar armário para arrumação

Com a utilização da despensa para câmara congeladora, há ainda mais necessidade de espaço de arrumação de produtos alimentares. O corredor que fica livre com a saída das arcas pode ser preenchido com armários de cozinha industrial.

Substituir o monta-cargas

O espaço dispõe de um monta-cargas muito velho e em mau estado que precisa de ser substituído. A colocação de um com mais prateleiras, para que possa ser colocada a comida sem excesso de peso em nenhuma prateleira, seria o ideal.

Colocar telas nas janelas frontais

As janelas da frente são uma das grandes fontes de calor do espaço, protegidas apenas por umas cortinas já muito desgastadas.

A substituição por telas, mais fáceis de limpar e com melhor obstrução ao sol, ajudaria a melhorar as condições do espaço.

Renovar as janelas traseiras

Os espaços mais usados pelos voluntários durante a manhã, tanto num piso como no outro, são particularmente pouco ventilados, e no Verão, pela luz directa, sobreaquecem.

A substituição das janelas que há nestes espaços por outras que abrissem por completo, ajudaria a mitigar este problema, melhorando a qualidade do ar para os voluntários que, diariamente, utilizam o espaço.

Por outro lado, a instalação de palas que criem alguma protecção solar torna o trabalho nestes espaços mais agradável durante os meses mais quentes.